sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dia Mundial do Doente Mental - 10 de Outubro



Tantos dias mundiais de tantas coisas gostava de saber se realmente servem para alguma coisa.
Cá para mim fala-se nesse dia e depois esquece-se dos problemas.
Este dia toca-me em especial porque tenho uma pessoa na família que sofre de uma perturbação mental que parece que hoje em dia está na moda é a perturbação Bipolar. Para quem não conhece e de uma forma muito simples de a explicar é um estado maníaco-depressivo em que a pessoa tanto tem picos de excitabilidade, onde acha que é dona do mundo, e outro pico de depressão onde não lhe apetece fazer absolutamente nada.
É muito complicado lidar com este tipo de pessoas porque não se apercebem da doença e quando aliado a perturbações maníaco-depressivas de perseguição ainda mais complicado é. Conheço esta realidade desde os meus 14 anos. A pessoa em causa é a minha mãe e eu filha de pais separados e a viver com ela, sem qualquer ligação com o meu pai, tive que gerir isto tudo, desde falar com médicos, fazer cartas para tentar a reforma antecipada por incapacidade para juntas médicas... Dar-lhe a medicação sem que ela se aperceba, porque ela nunca aceitou que estivesse doente. Consegui que fosse ao psiquiatra algumas vezes mas os efeitos dos medicamentos eram tão fortes que ela acabava por os rejeitar e colocar de lado, desde tremores a dificuldade na fala a aumento de peso, sonhos muito intensos... E assim hoje em dia sou eu que controlo as "alucinações" que lhe passam pela cabeça e os seus picos de humor. Sofrendo também eu com isso e respirando fundo para não cair na tentação de me irritar com ela porque também não serviria de nada. A verdade é que quando os episódios de perseguição e exaltação se apoderam da sua mente só mesmo a medicação é que a consegue acalmar.
Mas de tudo o que mais me assusta é o facto de esta doença poder ser hereditária, o meu avô tinha de certeza, a mãe dele também , embora antigamente nem se fizesse uma pequena ideia do que isso seria, era atribuída a culpa a entidades espíritas, mau génio eu sei lá mais o quê.
E se eu a tiver... O médico diz que existem 3 períodos na vida onde se podem manifestar. Em criança, depois no período entre os 19 e os 25 anos e depois dos 40. Já me safei de dois mas ainda falta outro.

Sem comentários: